quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A poluição dos rios através das Indústrias Químicas

Todos os dias, as pessoas que não se preocupam com a água estão cada vez mais gastando e poluindo nossos rios e lagos. Fazendo o uso irracional dela, por exemplo, deixam a água ser gasta em abundância. A escassez da água, diminui a expectativa de vida e causa grandes problemas de desenvolvimento. 20% da população mundial sofre com a falta de água. Este percentual deve chegar a 30% em 2025.
A água que usamos para os mais variados fins é sempre a mesma, ou seja, ela é responsável pelo funcionamento da grande máquina que é a vida na Terra; sendo tudo isto movido pela energia solar
, e apesar de parecer um volume muito grande, a Terra corre o risco de não mais dispor de água limpa, e em última análise significa que a grande máquina viva pode parar. A água nunca é pura na Natureza, pois nela estão dissolvidos gases, sais sólidos. Dentro dessa complexa mistura, há uma coleção variada de vida vegetal e animal, podendo indicar a poluição da água em que um ou mais de suas utilidades foram comprometidas, atingindo o homem de forma direta, pois ela é usada por este para: banho, lavar roupas e utensílios e, principalmente, sua alimentação e dos animais domésticos. Além disso, abastece nossas cidades, sendo também utilizada na indústria e na irrigação de plantações.
Os resíduos gerados pelas indústrias, cidades e atividades agrícolas são sólidos ou líquidos, tendo um potencial de poluição muito grande, gerando pelas cidades, lixo, entulhos e produtos tóxicos que são carreados para os rios com a ajuda das chuvas.

Autores do texto: Agnaldo Bispo, Camila Guimarães, Gabriel Luiz, Jéssica Silva e Hiane Rosário

Nenhum comentário: